Toxoplasma gondii, Toxoplamose

Publicado em


Toxoplasma gondii,Toxoplamose


A toxoplasmose é uma infecção causada por Toxoplasmagondii, um protozoário unicelular. Geralmente, a infecção não provoca sintomas,mas algumas pessoas apresentam linfonodos inchados, febre, uma vaga sensação demal-estar e às vezes dor de garganta ou visão embaçada e dor nos olhos. Naspessoas com o sistema imunológico debilitado por AIDS ou outra doença, atoxoplasmose pode ser reativada, afetando geralmente o cérebro. Uma infecçãoreativada pode causar fraqueza, confusão, convulsões ou coma ou disseminar-sepor todo o corpo. Bebês infectados antes do nascimento (chamado infecçãocongênita) podem apresentar defeitos congênitos, perda de visão, convulsões,incapacidade intelectual ou outras anormalidades.


Sintomas datoxoplasmose?

A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez nãoapresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos. Adoença em outros estágios, no entanto, pode trazer complicações, como sequelaspela infecção congênita (gestantes para os filhos), toxoplasmose ocular etoxoplasmose cerebral em pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido,como transplantados, pacientes infectados com o HIV ou em tratamentooncológico.

As pessoas adquirem a infecção ao transferir os ovos deparasita de um objeto contaminado para a boca ou pela ingestão de alimentoscontaminados.

A maioria das infecções causa poucos ou nenhum sintoma.

Mulheres que se infectam durante a gravidez podem transmitiro parasita ao feto, por vezes causando um aborto espontâneo, natimorto ouproblemas sérios no bebê.

Normalmente, somente pessoas com o sistema imunológicoenfraquecido manifestam sintomas graves, em geral resultantes de inflamação docérebro (encefalite), a qual pode causar fraqueza em um lado do corpo, confusãoou coma.

Menos frequentemente, outros órgãos são afetados em pessoascom o sistema imunológico enfraquecido.

Os médicos geralmente fazem o diagnóstico da infecçãoatravés de um exame de sangue que detecte anticorpos contra o parasita.

Cozinhar carne por completo ou congelá-la e lavar as mãoscuidadosamente após manusear carne crua, terra ou caixa de gato ajudam aprevenir a propagação da infecção.

A maioria das pessoas saudáveis não requer tratamento, masadultos com sintomas e recém-nascidos e bebês com a infecção são tratados compirimetamina associada a sulfadiazina e leucovorina.

Os sintomas da toxoplasmose são variáveis e associados aoestágio da infecção, (agudo ou crônico). Os sintomas normalmente são leves,similares à gripe, dengue e podem incluir dores musculares e alterações nosgânglios linfáticos.

Pessoas com baixa imunidade: podem apresentar sintomasmais graves, incluindo febre, dor de cabeça, confusão mental, falta decoordenação e convulsões.

Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podemter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia,microcefalia e crises convulsivas.

Recém-nascidos: dos recém-nascidos infectados(Toxoplasmose Congênita), cerca de 85% dos casos não apresentam sinais clínicosevidentes ao nascimento. No entanto, essas crianças podem indicar alteraçõescomo restrição do crescimento intrauterino, prematuridade, anormalidadesvisuais e neurológicas. Sequelas tardias são mais frequentes na toxoplasmosecongênita não tratada. Há casos relatados de surgimento de sequelas da doença,não diagnosticadas previamente, ocorrendo apenas na adolescência ou na idadeadulta. 

Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicaspodem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Essescasos costumam ter, com mais frequência, sequelas graves, como acometimentovisual em graus variados, retardo mental, anormalidades motoras e surdez. Assequelas são ainda mais frequentes e mais graves nos RN que já apresentamsinais ao nascer, com acometimento visual em graus variados, retardo mental,crises convulsivas, anormalidades motoras e surdez.


Transmissão datoxoplasmose?


As pessoas podem adquirir a infecção de várias formas:


Ingestão de alimentos, água ou outros materiais (como terra)que estejam contaminados com fezes de gato contendo ovos de Toxoplasma

Ingestão de carne que contenha cistos de Toxoplasma

Transmissão de uma mãe recém-infectada para um feto

Em casos raros, fazer uma transfusão de sangue outransplante de órgão que contenha o parasita


As pessoas podem engolir ovos de Toxoplasma apóstocarem em areia para gatos, solo ou outros objetos contaminados e depoislevarem as mãos à boca ou manusearem e ingerirem alimentos sem lavar as mãos.As pessoas podem engolir cistos ao comer carne crua ou mal cozida (geralmenteporco ou cordeiro) de animais infectados.

Raramente, o parasita é transmitido pelas transfusões desangue ou por órgão transplantado de uma pessoa infectada.


Toxoplasmose durantea gravidez


Uma mulher que contrai a infecção durante a gravidez podetransmitir Toxoplasma gondii ao feto pela placenta. A infecção é maisgrave se o feto for infectado no início da gravidez. O resultado pode sercrescimento lento do feto, nascimento prematuro, aborto, bebê natimorto ounascido com defeitos congênitos. A toxoplasmose congênita pode causar problemasde visão, convulsões e incapacidade intelectual em uma fase posterior da vida.

Uma mulher que tenha sido infectada antes da gravidez nãotransmite o parasita para seu feto, a menos que seu sistema imunológico estejadebilitado (por exemplo, por infecção por HIV), reativando sua infecção.


Toxoplasmosecongênita


As crianças nascidas com toxoplasmose congênita podem ficargravemente doentes e morrer antes ou logo depois de nascer, ou podem apresentardefeitos congênitos ou outros sintomas. Algumas nunca ficam doentes. Outrasparecem saudáveis no início, mas desenvolvem sintomas (como convulsões,incapacidade intelectual e coriorretinite) meses ou até mesmo anos depois.


Os sintomas típicosem recém-nascidos podem incluir


Infecção do revestimento na parte posterior do globo oculare da retina (coriorretinite)
Aumento do volume do fígado e do baço
Icterícia
Erupção cutânea
Facilidade de hematoma
Convulsões
Cabeça grande causada por acúmulo de líquido no cérebro (hidrocefalia)
Cabeça pequena (microcefalia)
Deficiência intelectual
A coriorretinite pode causar visão embaçada, dor ocular,sensibilidade à luz e cegueira.


Diagnóstico datoxoplasmose?


O diagnóstico da toxoplasmose é baseado, principalmente, emexames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos deexames laboratoriais para uma avaliação mais detalhada.

Exames de sangue para detectar anticorpos contra o parasita

Se o cérebro pode estar afetado, uma tomografiacomputadorizada ou imagem por ressonância magnética, seguida por punção lombar

O diagnóstico de toxoplasmose é geralmente baseado em examesde sangue que detectam anticorpos contra o parasita. (Anticorpos sãoproteínas produzidas pelo sistema imunológico para ajudar a defender o corpocontra ataques, incluindo os de parasitas). Os exames de sangue podem serusados para diagnosticar uma infecção nova.

Às vezes também são feitos exames para investigar se hámaterial genético (DNA) do parasita nas amostras de sangue ou no líquidocefalorraquidiano (o líquido que circunda o cérebro e a medula espinhal) que éobtido por punção na coluna vertebral (punção lombar).

Os médicos podem realizar esses exames de sangue em pessoasque tenham um sistema imunológico enfraquecido, mas não manifestem sintomas detoxoplasmose. Os exames são feitos para procurar evidências de uma infecçãoanterior que possa ser reativada se o seu sistema imunológico ficar ainda maisdebilitado. No entanto, se o sistema imunológico da pessoa estiver afetado pelaAIDS, os exames de sangue podem não indicar nenhuma infecção mesmo quandohouver uma (resultados falso-negativos).

Quando as pessoas relatam problemas oculares, os médicosexaminam os olhos para detectar os danos normalmente causados por toxoplasmosee realizam exames de sangue para investigar se há anticorpos ao parasita.

Para determinar se um feto foi infectado, o médico podecoletar uma amostra do líquido ao redor do feto (líquido amniótico) para serestudada (um procedimento chamado amniocentese). O líquido é testado paraverificar se há anticorpos contra o parasita e material genético do parasita.Como o diagnóstico de toxoplasmose durante a gravidez ou no feto ou recém-nascidoé difícil, os médicos frequentemente consultam um especialista.

Se houver suspeita de toxoplasmose do cérebro, é feita umatomografia computadorizada (TC) ou imagem por ressonância magnética (RM) docérebro, geralmente seguida por uma punção lombar para obter uma amostra delíquido cefalorraquidiano para testes. Com menos frequência, uma parte dotecido cerebral infectado é removida e examinada ao microscópio (biópsia) paraidentificar parasitas.


Prevenção datoxoplasmose?

A principal medida de prevenção da toxoplasmose é a promoçãode ações de educação em saúde, principalmente em mulheres que estão em idadefértil e pessoas com imunidade comprometida. É fundamental manter uma higienealimentar. Saiba mais sobre as medidas de prevenção e controle que devem seradotados para evitar a infecção por toxoplasmose.

 


x

Preencha corretamente com dados válidos.




Data de Nascimento:
Para se cadastrar você deve ter 18 anos ou mais.




Já possui uma conta? Entrar
x

Informe seus dados de acesso para entrar.


Esqueci a Senha

Você ainda não tem uma conta? Cadastre-se!