Exame Parasitológico de fezes

Publicado em


Exame parasitológicode fezes


O exame de fezes é para avaliar as funções digestivas,quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas, sendo útil para sabercomo está a saúde da pessoa. Pode ser recomendado que sejam feitas duas a trêscoletas em dias diferentes, devendo cada amostra ser armazenada em umrecipiente específico e guardar na geladeira.

É importante que a pessoa tenha orientação do médico quantoa coleta, se deve ser uma amostra única ou várias, e se após coletar deve levarlogo ao laboratório para análise ou deixar na geladeira para entregar no diaseguinte. No caso do exame parasitológico e na pesquisa de sangue ocultoas fezes podem ser guardadas na geladeira por até 24 horas.


Principais tipos deexame de fezes


Há diversos tipos de exame de fezes que podem sersolicitados pelo médico de acordo com o objetivo do exame:


Exameparasitológicos de fezes: por meio desse exame é feita a pesquisa decistos ou ovos de parasitas, sendo útil para identificar vermesintestinais. Neste caso não se pode usar laxantes ou supositório antes decoletar as fezes, e o recipiente deve ser mantido na geladeira.


Coprocultura:esse exame é solicitado para identificar as bactérias presentes nas fezes,sendo possível verificar a saúde do intestino a partir do momento em que éidentificada a presença de bactérias que não fazem parte da microbiota normal.As fezes devem ser colocadas num recipiente adequado e enviada ao laboratórioem até 24 horas, o paciente não usar laxantes e recipiente com as fezes deveráser mantido na geladeira;


Pesquisa de SangueOculto: esse exame é indicado para o rastreio do câncer decólon, câncer de intestino e possíveis hemorragias no sistemadigestivo, pois serve para avaliar pequenas quantidades de sangue nas fezes quenão conseguem ser vistas a olho nu. As fezes devem ser enviadas aolaboratório no máximo até o dia seguinte sendo mantido na geladeira. Evitarcoletar as fezes em caso de sangramento anal, nasal ou sangramento da gengivadurante a escovação dos dentes;


Pesquisa deRotavírus: As fezes, de preferência quando líquidas, devem sercoletadas a qualquer hora do dia e levadas ao laboratório em no máximo 1 hora,com o objetivo de identificar o rotavírus e, assim, ser possível iniciar otratamento logo em seguida, evitando complicações.

A quantidade mínima de fezes depende da recomendação dolaboratório e do exame a ser realizado. Normalmente não são necessárias grandesquantidades de fezes, apenas uma quantidade que consegue ser coletada com oauxílio da pazinha que é fornecida juntamente com o recipiente para as fezes.


No laboratório são avaliados aspectos micro e macroscópicos,como textura e cor das fezes, já que a cor das fezes pode ser indicativo decondições de saúde e pode direcionar a avaliação microscópica.


Para que servem


O urina 1, nome oficial do teste mais popular da categoria,flagra problemas nos rins ou no trato urinário, além de outros malessistêmicos, como alguns tipos de anemia e especialmente o diabetes.

Há ainda a urocultura, que investiga infecções, e a urina de24 horas, que considera todos os xixis feitos no dia e pode ser solicitada paraconfirmar a pré-eclâmpsia – ou seja, a hipertensão típica dasgestantes.

Já o exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhoras dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algumparasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também apesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores eoutros males intestinais.


Resultados

Grande parte da investigação consiste em encontrarsubstâncias que não deveriam estar nas amostras. Na urina, para ter ideia, nãopode ter excesso de glicose, proteínas ou corpos cetônicos, que indicamdiabetes e outras doenças que atacam os rins. Já a bilirrubina e os nitritosestão associados a problemas no fígado e à presença de infecções,respectivamente. Por último, a presença de cristais denuncia cálculosrenais.

 

 Como são feitos

Em casa ou no laboratório, a pessoa faz suas necessidades emum potinho esterilizado e entrega a amostra o mais rápido possível para aavaliação. No caso da urina, o ideal é que seja o primeiro xixi da manhã,descartando o primeiro jato – mas o xixi de outros momentos pode ser utilizado,se necessário. O material é submetido a testes para inspecionar aparência,composição e consistência.

Nas fezes, o alvo da busca são os ovos e as larvas deparasitas, ou a hemoglobina humana, no caso da pesquisa de sangue oculto.


Como coletar as fezes

A coleta das fezes deve ser feita com cuidado para não havercontaminação com a urina ou com a água do vaso sanitário. Para a coleta épreciso:

Evacuar no penico ou numa folha de papel branco colocada nochão do banheiro;

Coletar um pouco de fezes com uma pazinha (que vem junto dopote) e coloca-la dentro do frasco;

Escrever o nome completo no frasco e guardar na geladeirapor 24 horas até ser levado para o laboratório.

O procedimento é simples e deve ser o mesmo para adultos,bebês e crianças. Sendo que quando o paciente usa fraldas a coleta deve serfeita logo após a evacuação.

Uma outra forma de coletar as fezes de forma mais fácil écomprar uma espécie de sacola plástica esterilizada que reveste o vasosanitário e evacuar usando o vaso normalmente. Esta sacola não permite acontaminação com a água presente no vaso e facilita a coleta das fezes, sendoespecialmente útil para pessoas com mobilidade reduzida e que não conseguemficar agachadas para avacuar num penico ou numa folha de jornal, por exemplo. Asacola é chamada de ColOff .

 


x

Preencha corretamente com dados válidos.




Data de Nascimento:
Para se cadastrar você deve ter 18 anos ou mais.




Já possui uma conta? Entrar
x

Informe seus dados de acesso para entrar.


Esqueci a Senha

Você ainda não tem uma conta? Cadastre-se!